A evolução das páginas da internet

A evolução das páginas da internet

Você se lembra de como eram os sites há 18 anos? Lembra-se como as páginas eram todas parecidas? 
Parece que foi ontem, mas muita coisa mudou.  Hoje temos uma internet mais dinâmica e rápida, com mídias sociais, que permitem que as pessoas se comuniquem com muita rapidez e compartilhem tudo que acontece em tempo real, e mega sites que possibilitam à inúmeras ferramentas. Além disso, os blogs e sites permitem , hoje, uma internet mais “democrática”, em que  todos têm o direito de postar tudo em qualquer lugar da rede. 
Mas nem sempre as coisas foram assim: de acordo com supervisor comercial da Adekz, Marco Assis, pós-graduado em Marketing Digital, nos anos 90 as páginas eram todas parecidas com jornais impressos e tinham fontes de textos bem menores. “Outra coisa que mudou foi o jeito ‘quadradão’  das páginas, que não levava muito em consideração o impacto que belas imagens podem ter em um leitor”, ressalta.
A questão é que, no passado, as empresas não tinham a dimensão do que o poder da internet teria para a divulgação de um produto. “Havia uma preocupação única com o objetivo da página: se eu sou uma empresa que vende livros, minha página se limitava a mostrar a lista dos meus livros, alguns textos explicativos sobre eles e pouco ou nenhum conteúdo adicional – nada de matérias, blogs ou coisa parecida”, diz o supervisor.
Marco afirma que a evolução das páginas da internet fez com os sites das empresas se tornassem mais do que cartões de visitas para os clientes. “Hoje em dia uma pessoa não fica muito tempo num site ‘feio’. Quando visitamos uma página visualmente simples, temos a impressão que aquela empresa, dona da página, não é tão profissional assim. Na verdade, uma empresa que realmente é pequena, mas que tem um site bem feito, passa a impressão de grandeza, o que leva o internauta a querer continuar lá mais tempo e, com isso, fazer compras por lá”.
Hoje, para se manter no mercado competitivo, é necessário que a empresa trate o próprio site como uma empresa também. Para se diferenciar, a página deve ser usada como uma forma de conhecer o consumidor e entender suas necessidades para preparar as campanhas publicitárias de acordo com o que o cliente precisa.
Uma das vertentes da Adekz é trabalhar como uma agência de criação de sites, especializada em serviços customizados para empresas que necessitam de um site para “vender” a marca pela internet. Segundo Marco, para vender o produto, a página tem que ter um diferencial. “O site precisa manter o internauta interessado. Se ele gostar de uma página, voltará lá várias vezes e, em algum momento, voltará para comprar. Essa é uma forma inovadora de dizer ao cliente: ‘volte sempre’”.


Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software