Como fazer a integração entre CRM e automação de marketing

Como fazer a integração entre CRM e automação de marketing

Profissionais de marketing, e muitas vezes também os de vendas, em determinados momentos percebem a necessidade de fazer a integração entre CRM e automação de marketing. A dúvida que pode surgir nessa hora é em relação a como fazer a ligação entre as ferramentas, já que isso envolve aspectos técnicos de tecnologia e há diferentes opções para integrar dados e processos de softwares.

Dependendo das tarefas e informações e dos sistemas envolvidos, pode haver mais de uma opção de integração. E para cada caso e objetivo existe a maneira ideal de efetivar o trabalho em conjunto de diferentes softwares, alguns até dispensando conhecimento técnico.

Veja quatro formas de integrar seus sistemas e em quais situações uma ou mais opções são compatíveis.

Integração nativa

Por esse modelo, a ferramenta a ser integrada já é preparada pela desenvolvedora para a interligação com determinado software. Então, basta ativar a integração entre CRM e automação de marketing seguindo as instruções do fornecedor da ferramenta.

Via de regra, a ligação entre tecnologias nativamente integradas se dá por algum código, como um token, gerado por uma das ferramentas para preenchimento na segunda, que reconhece a codificação digitada e efetiva a interligação. Dependendo do sistema, a integração pode solicitar usuário e senha do outro aplicativo para identificar o usuário que está fazendo o processo e liberá-lo.

É um formato bastante utilizado em tecnologias de mercado consolidadas e bastante conhecidas, geralmente contratadas mediante assinaturas mensais.

Integração via API

As APIs são códigos criados para ligar duas ferramentas e possibilitar que elas compartilhem informações e ativem rotinas umas das outras. Esses códigos são desenvolvidos pelas empresas fornecedoras dos softwares e são aplicados em páginas ou outros sistemas.

Por exemplo, a API oferecida pela criadora de uma automação de marketing pode ser inserida em local específico para isso dentro das funcionalidades de integração do CRM utilizado, ou ainda em páginas de sites e landing pages para coleta dos dados gerados por usuários dentro desses locais.

Por se tratar de um código que precisa ser devidamente alocado, e às vezes pode ser configurado para se ter integrações personalizadas, pode ser necessário contar com ajuda técnica para realizar essa intermediação, assessoria normalmente dada pela equipe de suporte do fornecedor do aplicativo.

Além de serem comuns em vários softwares de mercado, muitas gigantes globais de tecnologia e serviços públicos de dados fornecem APIs para disponibilizar consultas e uso de dados que permitem esse tipo de compartilhamento com demais sistemas.

Uso de hubs de integração

Os hubs são mecanismos criados para aplicação em ferramentas de mercado, principalmente entre as que não contam com integração nativa ou disponibilização de APIs. Então, um hub desenvolvido em compatibilidade com os dois softwares funciona como uma ponte entre eles, incluindo a possibilidade de ativação de diferentes recursos para o trânsito de dados ou a automação de tarefas.

Normalmente, os hubs são de simples configuração e ativação, até porque esse também é um dos objetivos do uso: facilitar as integrações, dispensando a lida com linhas de códigos. Mas, se necessário, há suporte para realizar o processo.

Integrações com projetos customizados

Essa solução é bastante demandada quando o projeto de TI envolve um software próprio, com desenvolvimento sob demanda para a empresa usuária, para a qual naturalmente os sistemas de mercado não estão preparados no sentido de fazer uma interligação.

Por exemplo, o negócio pode contar com um sistema de vendas próprio para administração de negociações, pedidos e vendedores. Nesse cenário, uma prestadora de serviços de TI pode ser contratada para criar uma API do sistema, que será aplicada em páginas ou outros softwares utilizados pela área de marketing e vendas para automatizar processos ou fazer o trânsito de dados entre as tecnologias.

Além da integração entre CRM e automação de marketing, os projetos customizados podem ser desenvolvidos para integrar outras ferramentas com softwares de vendas e marketing, como um sistema de gestão particular. Por exemplo, uma integração pode ser projetada para que o módulo financeiro do sistema de gestão receba automaticamente e em tempo real as atualizações de faturamento geradas pelas vendas registradas no CRM.

Para esse tipo de integração, a complexidade é maior em comparação com as opções anteriores, exigindo o trabalho de profissionais especializados em tecnologia. Isso porque desenvolver esse recurso demanda processos como definição de escopo, elencagem de dados trafegados, compatibilidade de linguagens de programação, codificação e testes de solicitação e carga.

Porém, o esforço maior apresenta retorno e vantagens, pois o projeto exclusivo pode ser totalmente personalizável para o negócio que demanda a integração.

Seja como for realizada, a integração entre CRM e automação de marketing é uma das etapas importantes para a empresa que trabalha com os setores de marketing e vendas bem alinhados. Nesse ambiente, o arranjo tecnológico dá suporte ao trabalho conjunto com processos padronizados, indicadores compartilhados e feedbacks bilaterais que visam a potencialização do planejamento.

Veja o que o negócio pode ganhar quando integra as áreas, e não somente as ferramentas, e como promover o alinhamento do marketing com o comercial.

Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software