Como definir o perfil do cliente ideal sem ter clientes
Todos sabemos que definir o perfil do cliente ideal é muito importante, mas é algo difícil de ser feito quando ainda não se tem clientes, ou apenas os poucos primeiros, pois não há uma base de dados interna e experiências práticas junto ao público para compilar informações e padrões necessários a esse desenho.
Porém, o momento não chega a ser impeditivo. Existem outras maneiras de montar o perfil e que podem ser aplicadas inclusive em projetos ainda sem nenhum cliente. Vamos explorar agora seis delas e mostrar como elas podem ajudar a entender o público que deve ser buscado para a solução desenvolvida.
Colher feedbacks dos early adopters
Os early adopters são adotantes iniciais de uma solução, dispostos a utilizarem um produto que ainda não foi totalmente validado pelo mercado e muitos usuários mas que pode ter valor para suas necessidades ou oportunidades que desejam aproveitar.
Mesmo que eles tenham dúvidas sobre o produto e não se saiba com certeza se esses primeiros adotantes têm o perfil do cliente ideal, possuem características que justificam o uso da solução em seus cenários. E a partir disso podem dar feedbacks interessantes tanto sobre o produto quanto sobre suas experiências individuais com ele.
Os adotantes aos quais a solução se encaixar perfeitamente devem ter suas características anotadas, assim como os motivos pelos quais eles alegaram a adequação. E o mesmo tem de ser feito com os early adopters cujos relatos têm tom mais negativo, pois é fundamental entender os motivos de tais feedbacks.
Observar dados do Google Analytics e de redes sociais
Se o empreendimento já tem um site e acessos e/ou perfis nas redes sociais com seguidores e algum engajamento, pode aproveitar os dados fornecidos pelos relatórios das plataformas para entender características do público que demonstra interesse.
Os recursos de análise de site e redes sociais entregam informações como:
média de idade;
localização;
páginas e postagens mais acessadas;
gênero;
mercado de atuação.
Todas essas características são muito importantes para entender o perfil das pessoas mais interessadas na solução e que mais facilmente podem ser convertidas em clientes.
Pesquisar palavras-chave
Pelo Google e em outros sistemas é possível saber quais palavras-chave são as mais utilizadas para pesquisar temas e produtos na internet. Além das buscas em si, essas informações revelam problemas associados a elas que os internautas expõem nas buscas, evidenciando aspectos que podem ser associados ao perfil do cliente ideal.
Junto a pesquisas diretas por soluções e por termos relacionados a dúvidas sobre assuntos, esses dados podem demonstrar ainda buscas sobre funcionalidades específicas e produtos concorrentes, o que esclarece o que o público-alvo deseja, quais problemas tem para resolver e detalhes de seus trabalhos ou suas empresas que são decisivos para a aplicação da solução.
Fazer uma pesquisa de mercado
Existem plataformas e empresas especializadas em pesquisas de mercado que conectam a empresa a públicos determinados e em grande escala. Algumas delas até mesmo desenvolvem todo o trabalho e entregam diretamente os resultados colhidos, filtrados e quantificados.
Naturalmente, essas pesquisas exigem investimento, mas são muito poderosas para gerar insights sobre o perfil do cliente levando em conta um número grande de pessoas do público-alvo em questão. Ou seja, tem-se, além dos dados coletados, uma quantificação do tamanho da demanda existente para o produto e seus recursos.
Considerar experiências anteriores próprias e usar o networking
Muitos empreendedores resolvem desenvolver soluções para mercados nos quais já atuaram anteriormente por entenderem necessidades de empresas e profissionais do ramo.
Quando esse é o caso, os envolvidos no desenvolvimento do negócio e da solução devem elencar tudo o que puderem e que tem ligação com o público almejado e o setor para o qual o produto é direcionado.
O que também acontece com profissionais que atuaram durante anos em determinado mercado é a construção de uma rede de relacionamento profissional dentro dele. E essa rede não pode ser desperdiçada. Esses profissionais podem ser os early adopters e podem responder a uma pesquisa feita pelos empreendedores para conhecê-los mais a fundo.
Procurar notícias de mercado
Tanto canais focados em nichos quanto mídias que cobrem o mercado em geral frequentemente publicam notícias e análises sobre sobre setores, tendências de mercado, entrevistas com CEOs e empreendedores e demais conteúdos nos quais aspectos de empresas e decisores ficam muito claros.
Consumir esses materiais ajuda a compreender melhor o perfil do cliente ideal pela percepção de dificuldades enfrentadas, oportunidades em aberto para atendimento, perspectivas que profissionais têm, mudanças que as empresas pretendem fazer e outros movimentos e decisões.
Encontrar esse perfil e trabalhá-lo é essencial para negócios que estão planejando tirar a ideia do papel e conquistar os primeiros clientes para começar a escalar. E você deve associar essa ação a seis outras estratégias que abordamos para dar o start no empreendimento.