As etapas do desenvolvimento de software para sua startup

As etapas do desenvolvimento de software para sua startup

Está em fase de criação da sua startup e precisa desenvolver a tecnologia base do negócio? Então, deve conhecer as etapas do desenvolvimento de software para entender melhor as etapas do projeto, o que faz diferença para prazo e budget e como participar junto à equipe de desenvolvimento.

Com o texto, você entenderá melhor e um pouco mais a complexidade que envolve esse tipo de projeto, mesmo quando, primeiramente, não exige estrutura para dezenas ou centenas de usuários e funcionalidades.

Diagnóstico do ambiente

A  primeira etapa é definidora para o planejamento do projeto, com o levantamento de todas as informações necessárias e fatores a serem observados para o planejamento e também para o desenvolvimento propriamente dito, como:

  • objetivo e principais funções da aplicação;

  • produto mínimo viável (MVP) desejado;

  • prazo necessário para entrega;

  • orçamento disponível para o projeto;

  • existência ou não de alguma tecnologia prévia que será a base para a entrega final;

  • forma desejada para o armazenamento dos dados trafegados no software;

  • necessidade ou não de desenvolvimento de versão para dispositivos móveis ou de funcionamento fora da interface web.

Definição de requisitos

Aqui são elencadas as funcionalidades que o sistema precisa ter e outros recursos, como integrações e criação de API para fornecimento a outros desenvolvedores. Em suma, é o detalhamento do que o software precisa ter para, no mínimo, atender ao MVP desejado pela startup para operar.

A partir dos requisitos listados, são definidos também critérios que farão parte da execução e do produto final, como a linguagem de programação, frameworks, bancos de dados e serviços de cloud.

Cronograma e análise de viabilidade

Sabendo o que o desenvolvimento de software precisa entregar, a equipe de especialistas pode projetar o número de horas necessário para programação e informar o prazo para a finalização.

Como o número de horas de desenvolvimento é um dos principais recursos aplicados no projeto, sua previsão e os requisitos definidos permitem que se tenha nesse momento o valor necessário para a execução. Junto ao prazo mínimo possível para a entrega, o investimento requerido é utilizado para atestar a viabilidade da execução do projeto como desenhado até então.

Documentação do desenvolvimento

Após a aprovação do prazo e do orçamento, e com as definições feitas até aqui, ocorre a documentação da etapa de programação e codificação da tecnologia a ser concebida, como um script para a equipe de desenvolvedores.

Cada requisito é listado e definem-se fluxogramas para ficar claro como o trabalho será feito em face do que precisa ser obtido como resultado. E essa espécie de manual de execução faz com que o cronograma seja respeitado e não haja desvios na atuação dos profissionais de programação.

Escolha da metodologia e fase de desenvolvimento

A metodologia é como o trabalho de criação na prática do aplicativo será gerenciada pelo líder do projeto e operada pela equipe de programadores, que deverão seguir a ela e à documentação citada anteriormente.

As principais metodologias utilizadas no desenvolvimento de software são Lean, Scrum e Cascata. Elas podem ser explicadas resumidamente da seguinte forma:

  • Lean: visa manter o projeto da maneira mais enxuta possível, eliminando etapas e trabalhos que não agregam muito valor e priorizando a realização imediata ou em curto prazo dos trabalhos avaliados como necessários e valiosos. É o método mais recomendado para projetos com limitação de orçamento e prazo;

  • Scrum: é um formato de metodologia ágil, que objetiva elevar ao máximo a produtividade com a criação de listas sobre pendências, monitoramento permanente do progresso, reuniões frequentes de definição de próximos passos e busca constante de soluções para tarefas futuras e falhas identificadas;

  • Cascata: sendo a mais simples entre as citadas, a metodologia em cascata só permite que seja dado o próximo passo no trabalho quando todos os anteriores são finalizados, sem pendência alguma existindo. É uma linha de raciocínio que direciona para uma execução simples, gradual, linear e altamente controlada.

Escolhida a metodologia mais recomendada para o produto, o ambiente e os fatores envolvidos no projeto, começa a programação do software.

Fase de testes

Dependendo da metodologia de desenvolvimento, os testes começam a ser feitos a partir da conclusão das primeiras funcionalidades, com partes do software sendo testadas na medida em que são entregues, até a conclusão na totalidade. Ou a fase de testes pode iniciar somente com a conclusão de tudo o que precisa ser programado.

Seja como for, é etapa essencial do desenvolvimento de software e tem como objetivo não somente validar como as funcionalidades e rotinas do sistema rodam na prática, mas também identificar possíveis problemas, como bugs e falhas de integração com outros aplicativos e APIs externas.

Além dos programadores em si, profissionais de tecnologia especializados em testagem também participam dessa fase, que deve incluir ainda os usuários que encomendaram o projeto.

Implantação

Testes cujos resultados indicam sucesso e a correção de falhas finalizam o fluxo de desenvolvimento, e a implementação pode ser feita. Isso inclui a entrega do código-fonte e alocação do banco que armazenará os dados utilizados no sistema.

Essa etapa ainda pode ser acompanhada do fornecimento de treinamentos e manuais e de um período breve de acompanhamento para validação do uso na prática por parte de todos os envolvidos.

Ainda pode existir a necessidade de sustentação após a implementação, que é o processo de monitorar o desempenho do sistema, acompanhá-lo frequentemente e sempre que possível aplicar melhorias, correções ou adequações em pontos específicos da tecnologia.

E assim se finaliza uma parte fundamental para a iniciação do negócio, e que pode ser considerada a mais complexa da criação de uma startup. Mas como o desenvolvimento de software é uma das tarefas envolvidas no empreendedorismo, conheça agora quais são os outros pontos que seu planejamento estratégico deve definir.

Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software