Big Data e suas incertezas

Big Data e suas incertezas

O mundo é movido pela internet. Nela estão guardados todos os dados que movem as inúmeras empresas, instituições, fundações e governos. Cada vez mais rápido e com uma enorme variedade podemos encontrar qualquer tipo de informação. Com a rapidez com que as informações estão na web, tudo e qualquer dado é encontrado nela.  Atualmente, isto é chamado de Big Data.

O termo Big Data nasceu na Nasa,em 1990, e era utilizado para descrever dados de grande complexidade - quando se fala em Nasa só imaginamos isso mesmo. Mas, com o boom das novas tecnologias,  hoje ouvimos muito mais esse termo do que antigamente.

Em tese Big Data refere-se a todos os dados que são gerados no universo online, além de ser o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em variedade e velocidade. Com o Big Data é possível analisar em tempo real qualquer tipo de informação digital e pode ser utilizado para o bem ou para o mal, como diz aquela expressão “Informação é poder”.

De acordo com Rodrigo Arrigoni, sócio fundador da R18 (Empresa de comunicação e tecnologia especializada em análise de dados nas redes sociais), em entrevista para o site exame.com (colocar o link), o Big Data pode ajudar o setor publicitário. “Os publicitários podem utilizar Big Data para gerar insights em diversos pontos do processo comunicacional, como compra de mídia, atualização de linguagem, testes conceituais, análise de tendências ou análise do resultado de campanhas”.

Com a invasão do marketing digital nas mídias sociais e com a definição complexa do novo termo, muitas pessoas acreditam que Big Data e monitoramento de redes sociais são a mesma coisa. Mas Arrigoni  explica a diferença.: “O monitoramento pode ser um projeto de Big Data, dependendo do tamanho da captação, da complexidade de processamento e da análise desses dados. Hoje, é possível garimpar, processar e gerar relatórios utilizando grandes quantidades de dados em um curto período de tempo”.

Na coletânea “Harvard  Business Review Analytic Services - Big Data e Analytics”, lançada pelo Decision Analytics da Serasa Experian, Bill Sweeney, fundador da Risk, Data and Analytics, afirma que com a explosão do Big Data, certamente crimes serão acometidos contra o sistema para encontrar os pontos fracos e tirar vantagens dessas informações. “O big data também pode dar oportunidades para pessoas mal intencionadas. Aproveitar o big data para identificar padrões de compras? Com certeza. Aproveitar o big data para identificar alvos suscetíveis a fraudes? Por que não?”.

Agora resta saber qual será o futuro...



Fontes: 
http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2013/noticia_01348.htm
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/uma-entrevista-didatica-sobre-big-data

Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software