Software sob medida: vantagens de ter app ou sistema próprio

Software sob medida: vantagens de ter app ou sistema próprio

A maior parte das empresas utiliza tecnologias padronizadas para todos os processos possíveis, mas existe a possibilidade de ter um software sob medida ou aplicativo próprio. E para isso não é necessário estruturar um grande setor de TI internamente.

Além da possibilidade de terceirização do projeto, que facilita sua execução, há vantagens em desenvolver um sistema totalmente personalizado.

Agora, vamos explicar brevemente o que é uma tecnologia feita sob encomenda e seis de suas vantagens.

O que é um software sob medida

Um software ou aplicativo móvel feito sob medida é resultado de um projeto desenvolvido especial e unicamente para a empresa contratante. Todas as etapas de produção — planejamento, documentação de requisitos, codificação, testes — focam exclusivamente no negócio que encomendou a execução do projeto, no seu ambiente interno, nos seus usuários e nas suas necessidades.

Depois de implementada, a tecnologia passa a ser posse permanente do negócio, que pode escolher realizar manutenções e acompanhamento internamente (como aumento de capacidade de armazenamento do banco de dados quando necessário), com profissionais próprios, ou terceirizar esse cuidado para a empresa desenvolvedora.

6 vantagens do software sob medida

Flexibilidade

Sistemas padronizados, adquiridos ou assinados já prontos, podem não se adequar totalmente a necessidades e rotinas da empresa. Algumas vezes isso demanda mudanças internas para que a aplicação possa ser utilizada em sua plenitude.

Como a tecnologia personalizada é feita com base no ambiente da empresa e em seus objetivos, é totalmente flexível e se ajusta a necessidades, particularidades e demais critérios dela.

Aplicação completa dos recursos

Se o negócio encomenda a criação de uma tecnologia, naturalmente não solicita a inserção de recursos desnecessários e evita a complexidade demasiada. Assim, paga somente pelo que irá utilizar e não desperdiça investimento em funcionalidades, módulos e demais recursos dos quais não precisa para seus processos ou para uma empresa de seu porte.

Facilidade para implementação e treinamento

Todo software precisa de uma etapa de implementação e treinamento dos usuários. No caso do software sob medida ocorre facilidade na implementação por conta de fatores como:

  • customização voltada ao ambiente previamente estudado;

  • participação de gestores e profissionais da empresa em fases de planejamento, execução e testes;

  • dispensa, via de regra, de mudanças internas para adaptação da tecnologia ao negócio;

  • em geral, rotinas não precisam ser paralisadas para a implementação;

  • facilidade e rapidez na migração de outras tecnologias para a nova e na integração dela com outros sistemas ou bancos de dados (esses requisitos técnicos fazem parte do desenvolvimento).

O treinamento também é agilizado, e mais facilmente dado, por conta da familiaridade que os profissionais já têm com os processos que continuarão rodando após a implementação do sistema, além da importância dos pontos listados também para o treinamento dos usuários.

Custo-benefício

O investimento requerido para desenvolver uma ferramenta customizada se limita ao estritamente necessário aos recursos que o negócio precisa. Ou seja, há retorno sobre cada real investido no projeto e nenhuma parte do investimento é desperdiçada com complexidade exagerada ou subutilização.

Mais produtividade da equipe

Um software sob medida pode tornar a equipe mais produtiva pela facilidade de aderência a ela e uso contínuo posterior. Dessa maneira, trabalhando com mais fluidez, menos interrupções e total conhecimento sobre a tecnologia utilizada nos processos, cada profissional pode ser mais produtivo nas atribuições para as quais o sistema personalizado é utilizado.

Ganho de diferenciais competitivos

Nesse ponto é interessante observar o destino de aplicação da tecnologia. O uso pode ser somente interno, como para gestão e rotinas administrativas, somente externo para o trabalho junto aos cliente ou híbrido.

No caso de aplicação apenas para os processos de suporte, como gerenciais e de backoffice, os ganhos competitivos são percebidos em aumento de produtividade dos setores, redução de custos administrativos e com tecnologia e melhores resultados entregues pelos funcionários. Eles ficam mais claros quando se pensa na influência deles, como possível aumento na margem de lucro, menos contratações de pessoas e fim das trocas de softwares, situações que demandam tempo, esforços e gastos adicionais.

Já quando a ferramenta é encomendada para as atividades fim percebe-se o ganho competitivo mais claramente, já que o impacto é direto em aumento de lucro, melhoria da qualidade de produtos e serviços e fidelização de clientes.

Se você quiser saber mais sobre possibilidades tecnológicas e de que formas elas podem ajudar seu negócio, curta nossa página no Facebook ou nos siga no Twitter para acompanhar as atualizações do blog.

Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software