Tecnologias do futuro – Em breve, teremos softwares com sentimentos?

Tecnologias do futuro – Em breve, teremos softwares com sentimentos?

Imaginando a tecnologia no futuro, será que, em breve, teremos softwares com sentimentos, como no filme “Ela”, de Spike Jonze?

No filme, Theodore Twonbly (Joaquim Phoenix) começa a testar um novo sistema operacional (OS), que ele nomeia de Samantha (voz de Scarlet Johansson). Traumatizado com o término do casamento, Theodore se apaixona pela inteligência, pelo jeito feminino e pela voz do sistema operacional. 

A história parece impossível de acontecer, mas além de ter ganhado o  Oscar como Melhor Roteiro Original, o filme trouxe à tona um debate sobre a possibilidade (ou não) de a tecnologia que conhecemos ter algum sentimento no futuro.

De acordo com especialista em robôs sociáveis e computação afetiva Marcos Barretto,  da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em entrevista publicada no G1 no dia 19 de fevereiro, a nossa realidade está muito distante do que é mostrado no “Ela”. "Eu não tenho a menor expectativa de ver isso no meu tempo de vida". 

Já o engenheiro e inventor do Google, Ray Kurzweil, acredita que sistemas operacionais inteligentes desse tipo podem surgir nas próximas décadas. “Eu posicionaria a Samantha em 2029, quando o salto para um nível humano de inteligência virtual seria razoavelmente incrível”. Conhecido como futurista, Kurzweil já possui algumas patentes que poderiam ser usadas na composição de serviços desse tipo, como tecnologias de percepção tátil. Agora resta aguardarmos ansiosamente essas próximas tecnologias. 

E, você, gostaria de interagir com um sistema operacional como Samantha?


Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software