A importância do alinhamento entre tecnologia e marketing

A importância do alinhamento entre tecnologia e marketing

Quando se fala em integração e alinhamento para o setor de marketing, o pensamento se volta primeiramente para a área de vendas, já que as equipes têm metas em comum. Mas o alinhamento entre tecnologia e marketing também é importante, pois atualmente é ela que propicia a efetivação da maioria das ações da área.

Por isso, em determinados momentos é preciso que o gestor de marketing esteja próximo, ou mesmo trabalhando em conjunto, ao setor de TI e/ou a um fornecedor externo especializado que assessora os projetos da empresa.

Veja a seguir pontos que explicitam a importância dessa integração e por que fazê-la.

Desenvolvimento de projetos de marketing

Como campanhas e demais ações de marketing cada vez mais se apoiam em tecnologia, profissionais de marketing frequentemente estão em busca de soluções da área, momento no qual os especialistas são muito importantes.

O departamento interno de TI, caso conte com toda a estrutura necessária, pode desenvolver hotsites interativos, páginas de conversão e aplicações para colocar em prática ideias do marketing junto ao público desejado. Não havendo possibilidades de desenvolvimento interno, o gestor de TI é de grande ajuda para encontrar um fornecedor que faça a execução do projeto.

Ter a proximidade de profissionais de tecnologia internos ou externos ajuda o responsável pelo marketing a encontrar soluções customizadas e que atendem a todos os requisitos da ação planejada.

Coleta e análise de dados

Seguindo parâmetros definidos por pessoas, o ideal é que a coleta e a análise de dados sejam tarefas que rodam automaticamente, incluindo a organização e a segmentação das informações em relatórios.

O alinhamento entre tecnologia e marketing permite que este último setor tenha acesso a dados e pareceres que vão além daqueles retirados de maneira padronizada de ferramentas diárias, como redes sociais, CRM, automação de marketing e Google Analytics.

Por exemplo, Business Intelligence aplicado ao marketing (ou Marketing BI), para minerar dados mais profundos e extrair insights deles em ambientes complexos e com alto volume de informação, precisa da TI para ser projetado e implementado.

Integração de ferramentas

Tecnologias utilizadas pelo marketing podem ser integradas para compartilhar informações e automatizar fluxos de trabalho em conjunto. Enquanto micro e pequenas empresas muitas vezes utilizam integrações simples e nativas de softwares por assinatura, médias e grandes podem ter necessidades mais específicas e que exigem conhecimento técnico para integrações bem sucedidas.

Um dos exemplos mais comuns é quando se precisa de dados trafegados no ERP, ou automatizar tarefas do marketing a partir de processos do sistema de gestão. Por envolver muitas rotinas de negócios, um sistema complexo e outros fatores, o alinhamento entre tecnologia e marketing é fundamental.

Pontos de contato com os clientes

As integrações, o trabalho com dados e outros projetos que contam com participação da TI ajudam o marketing a ser mais assertivo em suas ações, tanto nos canais utilizados para prospecção e relacionamento quanto para explorar características dos leads na comunicação e na configuração de campanhas.

Produtividade e redução de custos

Entendendo o que a área de marketing precisa e o que a sua estratégia prevê fazer, uma equipe de tecnologia pode desenvolver meios de aumentar a produtividade e a assertividade das ações com automação de tarefas, gestão de dados melhorada, integrações e outras intervenções.

Já a redução de custos pode se dar pela diminuição de pessoas, ferramentas e etapas envolvidas na efetivação das ações tecnologicamente otimizadas.

Retorno sobre investimento

Qualquer setor de TI ou fornecedor de serviços no ramo comumente entrega seu retorno na sustentação da infraestrutura de TI. Porém, esse retorno sobre o valor investido mensalmente é maior se a tecnologia atua para potencializar as estratégias de marketing, que naturalmente visam elevar a fatia de mercado e o faturamento do negócio.

Promovendo o alinhamento entre tecnologia e marketing

Primeiramente, os departamentos devem trabalhar com canais unificados de comunicação para centralizar as conversas de rotina e as pontuais relacionadas a projetos e outros trabalhos específicos. Por meio desses canais também ficam centralizados, facilitando o compartilhamentos, conteúdos, mídias e outros materiais que as áreas precisam e distribuem.

Outro ponto imprescindível é a organização de feedbacks por parte do gestor de marketing para auxílio ao trabalho dos profissionais de tecnologia. Dessa maneira, eles podem gerenciar melhor a infraestrutura e entregar com mais assertividade o que os usuários precisam. Por exemplo, pode ser muito difícil para um gerente de TI saber que determinado número sobre prospects é relevante e que faz sentido configurar um alerta para uma margem de elevação ou queda, trabalho que faz parte da sustentação da infraestrutura.

O que em algumas empresas não é cogitado, mas que neste texto ficou evidenciado com exemplo, é que às vezes os profissionais de tecnologia precisam participar ativamente do planejamento de ações de marketing, pois isso permite que eles entendam melhor o que será feito e como podem ajudar a realização a ser mais eficiente e rentável.

É muito comum, por exemplo, que um gestor de marketing ou vendas exponha determinada necessidade à TI ou mesmo solicite diretamente alguma solução já pensada por ele. Mas, conhecendo mais a fundo as pretensões que geraram a solicitação, o especialista em tecnologia pode desenvolver uma solução melhor (mais rápida, barata, produtiva ou segura) e que atinja os objetivos visados por marketing e comercial.

Mais uma prática útil para o alinhamento entre tecnologia e marketing é a contratação de profissionais híbridos ou com especializações e conhecimentos que compreendem ambas as áreas. Profissionais com esses perfis, principalmente quando existem em ambos os lados, fazem com que essa integração seja mais fácil e inteligente.

Seja você do departamento de marketing ou tecnologia da sua empresa, assine a nossa newsletter para receber por e-mail conteúdos sobre gestão, operação, sustentação e tendências para resultados com tecnologia.


Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software