A tecnologia do futuro

A tecnologia do futuro

Você se lembra de como eram os equipamentos há 10 anos? Já parou para pensar em como o mundo estará até 2030?
Os eletrônicos que existem atualmente eram inimagináveis há algum tempo são notebooks, ultrabooks e tablets, além de relógios, óculos e televisões inteligentes.
A interatividade e o fácil acesso à internet e o constante lançamento de produtos tecnológicos – com uma série de possibilidades e necessidades que eram inexistentes – mudaram a vida das pessoas. Hoje são bens mais do que necessários – exemplo disso é o celular. Visto antes como artigo de luxo, o aparelho é hoje quase uma extensão do cérebro humano.
Com o avanço da tecnologia, empresas de consultorias especializadas nesse segmento e futurólogos fizeram pesquisas e previsões para o mundo até 2030, veja algumas:

2015 

- Segundo Julius Genachowski, presidente da FCC (Agência Reguladora Norte-americana), o tráfego online via wireless irá quadruplicar, chegando aos 400 petabytes/ mês.

- Uma pesquisa feita pela Forreste, empresa de pesquisa e análise de tecnologia da informação, aponta que um em cada quatro computadores vendidos será um tablet e, no ano de 2015, chegaremos a marca de 2 bilhões de computadores no mundo.

- O Google vai indexar cerca de 775 bilhões de páginas, de acordo com a Cisco IBSG (Internet Business SolutionsGroup). O grupo também acredita que qualquer superfície poderá ser usada como tela.

- AHCIET (Associação Ibero-americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações) estima que a internet banda larga irá alcançar 75% da América Latina. 

- A estimativa é de que até 2015, cerca de 1,5 milhões de automóveis híbridos, ou seja, com motores elétricos, estejam circulando pelas ruas dos Estados Unidos. Toyota, Nissan, Ford e General Motors já estão investindo nesse s modelos de carro. 

- A Informa Telecoms & Media estima que cerca de 20 milhões de lares terão televisões equipadas com a tecnologia que permite a visualização de imagens tridimensionais.

- AGartnet fez uma projeção de que mais da metade dos PCs comprados para usuários abaixo dos 15 anos possuirá touchscreen integrado. Sendo assim, as próximas gerações já iniciarão sua vida digital de maneira muito mais interativa do que aquela com que estamos acostumados.

2018

O Chartered Management Institute acredita que Brasil, Índia, Rússia e China virarão polos de inovação tecnológica e os ataques terroristas passarão a ser online, utilizando robôs-vigias.

2020

- De acordo com as estimativas da Cisco IBSG, o primeiro computador quântico estará disponível para venda e a velocidade da banda larga doméstica será 20 vezes superior a de hoje.

- A IDC (International Data Corporation) acredita que a transmissão de dados aumentará em 44 vezes.

- Segundo as previsões de analistas e consultores de tecnologia, os óculos inteligentes serão mais necessários do que se imagina e também virarão uma extensão de cérebro humano.

- A JapanNational Project acredita que chegará ao mercado a televisão 3D com cheiros e a HP poderá lançar um anel que lembrará todas as informações do usuário.

2025

- A empresa Merrill Lynch estima que o amadurecimento e estagnação da indústria de computadores impulsionará a nanotecnologia.

- A Ofcom fala nos primeiros “agentes inteligentes”, que serão softwares que administram a vida das pessoas. Eles saberão quando você irá viajar, por exemplo, e farão tudo sozinhos: compra de passagens, reservas de hotel e até aluguel de carro. 

2030

- A Cisco IBSG estima que haverá discos rígidos, com valor médio de US$ 100,00, com capacidade de 11 pentabytes de espaço, o que equivale a mais de 600 anos de vídeo em qualidade de DVD tocando sem parar.

- De acordo com o futurólogo Ray Kurzweil, a velocidade do processamento dos computadores será a mesma do cérebro humano.
- A Analysys Mason, especialista mundial em telecomunicações, mídia e tecnologia, estima que a velocidade de conexão à internet em nossa casa poderá chegar aos 100 Gbps.

- Algumas previsões acreditam que em 2030 a internet irá muito mais além: o ser humano será praticamente um computador. O cloudcomputing, já utilizado em larga escala, dará acesso e controle irrestrito a informações por meio da mente. Bastará pensar para abrir um site ou executar um arquivo. Fácil, não?

- As microcâmeras e gadgets estarão espalhados por todos os lugares, fazendo gravações e registrando cada momento. Nesse futuro imaginado por Gene Stephens, professor da Universidade da Carolina do Sul, os dispositivos invisíveis criariam um ambiente seguro para todos.

- Bono Vox, vocalista da banda U2, conhecido por seu engajamento em causas sociais, acredita que a pobreza extrema do mundo poderá ser eliminada com a ajuda da tecnologia, incluindo os avanços médicos. 

Todas essas previsões de especialistas e futurólogos nos dizem um pouco sobre o futuro, mas as tecnologias podem ou não evoluir dessa forma. E você, acredita nessas previsões ou tem outras teorias?


Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software