Bolha da internet ontem, startup hoje

Bolha da internet ontem, startup hoje


Você sabe o que é Startup?  Apesar de ser um termo novo no Brasil, as Startups nasceram na “bolha da internet” – entre 1996 e 2001 –, quando empresas, principalmente de tecnologia da informação, tiveram forte alta nas ações, enriquecendo muito rápido. As Startups foram criadas rapidamente para sustentar essa área tecnológica, que era carente de mão de obra qualificada. É por esse motivo que nos Estados Unidos o termo "Startup" é utilizado há décadas . 

Aqui no Brasil muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial e com custos de manutenção baixa, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, pode ser considerada uma startup.

Pensando nesse mercado promissor, cinco empreendedores rio-pretenses criaram o Movimento Startups Rio Preto. A ideia é divulgar e incentivar o compartilhamento de experiências entre os interessados no cenário de startups. Além de grandes eventos, o grupo tem realizado quinzenalmente encontros com empreendedores de Rio Preto para discussão de metodologias de desenvolvimento de startups. 

A Adekz é uma das parceiras que apoia e incentiva a criação de Startups, segundo o diretor da Adekz Sérgio Pestana, é importante o desenvolvimento desse tipo de movimento, criando eventos e levando informação para as pessoas, além disso muitas dessas ideias inovadoras normalmente tem bases tecnológicas. “Na maioria das vezes uma startup começa na web, como somos uma empresa de TI, esse engajamento da Adekz com esses empreendedores têm tudo a ver para o crescimento do movimento e fortalecimento da nossa marca, queremos sempre  incentivar esse tipo de movimento que só tende a crescer no país”.

Além da Adekz, a Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto), Centro Incubador de Empresas de Rio Preto e Senac também apoiam o movimento.


Gostou? compartilhe!

LiveZilla Live Chat Software